Sócrates vs Passos Coelho

Enquanto devorava uns episódios do Sexo e a Cidade, o meu pai assistia ao debate entre Passos Coelho e José Sócrates que estava a dar na RTP1. Não é o meu espanto, que uma pessoa bem tranquila que é o meu pai estava a reagir como se estivesses a assistir a um jogo do Benfica ou da Seleção (tipo: Portugal - Inglaterra em 2004!). Fiquei pasma com o empolgamento que o meu pai estava a demosntrar com aquilo que se estava a dizer, defender e argumentar. Por vezes andamos alheados que se passa no país e os portugueses têm estado assim. Parecemos uns zoombis no que respeita à política, sempre à espera de um salvador, de um D. Sebastião que nos irá livrar disto tudo: defíce, FMI, dívidas e uma autoestima negra. Em vez de olharmos para nós e para a nossa capacidade de mudar as coisas, estamos sempre à espera que sejam os outros, nomeadamente os Dons "Sebastiões", a fazer aquilo que deve ser feito. Temos uma necessidade parola de ter alguém que tome conta de nós, que nos diga o que devemos fazer e como o devemos fazer. Por isso,  quando apareceram essas criaturas espertas e iluminadas, ficamos lixados com um F grande.
Será que teremos capacidade para dar a volta a esta maneira  tão particular de ser português?! Bem, eu ainda sou um bocadinho optimista mas acho que ainda não vai ser desta...

Comentários

Mensagens populares