As tranças da minha infância

Uma das coisas que marcou a minha infância entre os cinco e os nove anos foram umas prodigiosas tranças. Duas tranças que a minha mãe todos os dias aprimorava. Esta escolha de estilo capilar por parte da minha mãe pode prender-se com uns traumas da infância dela.  A minha mãe sempre teve o cabelo fraco e durante a infância sempre olhou para as belas tranças das colegas, invejando-as. Assim, eu acabei por ser a concretização desses sonhos de menina. Tinha o cabelo bem comprido que andava sempre arranjados com aquelas duas tranças. Sempre as tranças. Eu cresci durante os anos 80 e as duas tranças eram coisa mais parola que podia haver. Posso dizer que as duas tranças nos anos 80 correspondiam, nos dias de hoje, ao famoso corte mullet. Toda gente chamava a atenção para as tranças e eu detestava aquilo. Apanhava sempre com a Pipi das Meias Altas. Eu sonhava com um totó de lado como as meninas que apareciam na tv ou então uma trança francesa mas das poucas vezes que houve uma mudança a coisa correu bem mal. Nuns anos da minha prima a minha mãe resolveu fazer-me dois totós e eu fiquei para lá de contente. O resultado em casa prometia mas há medida que as horas iam passando, o peso do cabelo fez com que aqueles dois totós passassem a parecerem duas grandes orelhas de cão! As fotografias desse dia estão lá para me recordar da coisa. Pareço um basset hound:
 Resultado de imagem para basset hound
Das poucas vezes que andei com ele solto aquilo era depois um inferno para pentear e quando fui atacada pelos famosos piolhos as coisa entrou no inferno. O quanto eu sofri nas mãos da minha mãe!! 
Isto andou até que a minha mãe resolveu que era tempo da coisa mudar. Finalmente tive o meu primeiro bob. Foi a liberdade!! Sei que a partir daí nunca mais encarei os cabelos compridos como uma opção para mim. Adoro ou melhor, amo de paixão cortar o cabelo. Sempre que mudo revivo aquela liberdade que senti quando desapareceram as tranças. Durante estes anos todo já tive (agora estou nessa fase) o cabelo mais comprido. mas nunca ultrapassa muito a linha dos ombros e anda quase sempre apanhado. Acho que está a chegar a hora de mudar!!!

Comentários

Mensagens populares