O Passeio à Guarda e Trancoso

No passado sábado agarrei nos meus pais e no meu avô e partimos em direção à Guarda. A razão para isso prende-se com a compra de umas determinadas facas! Sim, fizemos uma carrada de quilometros para comprarmos umas facas. Bem, as facas acabaram por serem o pretexto para passear e ver coisas bonitas.
Chegamos à Guarda e a primeira coisa que senti foi um frio do caraças!! Um ventinho gélido que entrava por todo o lado e criava um grande pingo no nariz. Demos uma voltinha pelo centro histórico e lá descobrimos a loja que vende as tais facas. Felizmente que a loja estava aberta e tinha as facas. A minha mãe comprou um stock que nos vai servir para os próximos 10 anos e eu ainda andei a namorar ums chinelos mas como já tenho tantos não vale a pena comprar mais um par. Depois seguimos para a Sé e finalmente coneguimos entrar. O dito "à terceira é de vez" fez todo o sentido. Já tinhamos tentado por duas vezes visitar mas estava sempre fechada. Agora tinha chegado a vez de olhar para o retábulo de João de Ruão, para apreciar aquele gótico granítico que transmite a sensação poder e de fortaleza. Uma maravilha.
Almoçamos e seguimos para Trancoso. Para mim, Trancoso foi uma agradável surpresa. Cidade cuidada e com um património interessante para visitar. Sente-se a interioridade e em conversa com uma senhora, a emigração é o tópico de todas as conversas. Disse-nos que todos os dias há pessoas a saírem do país em busca de uma vida.
No fim da voltinha por Trancoso começamos a fazer o caminho de volta a casa. Ainda passamos por Arganil, Góis e Lousã. Uma visitinha de médico mas que deu para matar saudades da serra da Lousã.

Comentários

Mensagens populares